Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, dezembro 14, 2013

O CUSTO DO DISCIPULADO


O custo do discipulado
Lucas 14:25-34
Jesus estava reunido com um grande número de pessoas, havia uma multidão, muitas dessas pessoas eram atraídas pelos milagres que Jesus operava. Curas extraordinárias, libertação dos demônios, multiplicação dos pães e dos peixes, etc. Todas essas manifestações sobrenaturais atraia gente de toda parte. Alguns vinham com o coração aberto para receber não apenas o milagre, mais também aquele que opera o milagre. Jesus. Porém outros vinham movidos pela curiosidade. Por isso diante desta multidão mista, Jesus explica que o verdadeiro discipulado tem custo.

1º) Jesus precisa ser o amor maior (V.26)
"Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará”. (Mateus 10:37-39)
Para o verdadeiro discípulo de Jesus, nada nem ninguém é tão importante quanto o Seu Mestre.  Devemos amar mais a Jesus do que a pai, mãe, cônjuge, filhos, irmãos e irmãs, e até mesmo a própria vida. Quem troca Jesus por um namorado (a) amigo, prazeres da carne, etc., não pode ser um discípulo verdadeiro do Senhor Jesus.

2º) Tomar a cruz e seguir a Cristo (v.27)
A cruz fala de sacrifícios, de renúncia, de mortificar a nossa velha natureza para agradar ao nosso Mestre. “...Se vocês não estiverem dispostos a renunciar até o que há de mais importante na vida de vocês, sejam planos, sejam pessoas, não estão preparados para ser meus discípulos.” (V.33 A Mensagem)

3º) Avaliar o custo do discipulado (Vv. 28-32)
Nestes versículos Jesus usa duas ilustrações para levar a multidão a refletir sobre o custo de ser um discípulo.
·       A primeira imagem é da construção de uma torre. Alguém que começa a construir tem que avaliar se tem condição de concluir a obra. O discipulado também é uma construção (construção de vidas). Assim quem deseja ser discípulo de Cristo deve estar disposto a permitir que o construtor, Jesus, conclua a obra que começou em sua vida. O Ap. Paulo disse aos Filipenses: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” (Fl.1:6)

·         A segunda imagem que Jesus usa para ilustrar o preço do discipulado é o de uma guerra. Um rei indo lutar contra outro rei deve avaliar se o seu exército será capaz de vencer o outro, se não pede condição de paz. O discipulado também é uma guerra. O verdadeiro discípulo de Cristo tem que guerrear contra o pecado, a carne, o mundo e, também, contra principados e potestades (Ef.6:12), mas aqueles que são genuinamente discípulos de Jesus serão capazes, pela graça de Deus, de vencer esta guerra.

4º) Ser sal que salga (V. 34-35)
“O sal é bom, mas se ele perder o sabor, como restaurá-lo? Não serve nem para o solo nem para adubo; é jogado fora. "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça" (Vv. 34-35 NBV).
Isto significa que, como discípulos de Jesus, devemos fazer a diferença na sociedade onde estamos inseridos. Não podemos perder a nossa função de dar sabor e conservar a integridade.
Como podemos fazer a diferença como discípulos de Cristo?
Se comportar como discípulo de Cristo. (I João 2:6)
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou” (I João 2:6). Como discípulos, temos a natureza de ovelha (não de porco) e devemos nos comportar como tal.
Ter a linguagem do Reino em nossos lábios (Ef.4:29)
“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”. (Colossenses 4:6). Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Efésios 4:29). Como discípulos de Cristo, somos cidadãos do reino de Deus, e este reino tem uma linguagem, um idioma. Então o que eu falo me        denuncia de quem eu sou discípulo.
“Quando o discípulo tem a linguagem do Reino (...) atrai a multidão e ela é alimentada”. (Ap. Renê Terra Nova).

Sonhar com a conquista de vidas para Jesus (Mateus 28:19-20)
Portanto ide, FAZEI DISCÍPULOS de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:19-20 ênfase minha). Se eu sou discípulo de Cristo eu preciso sonhar o sonho de Deus, que é ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus. Por isso, Ganhar, Consolidar, Discipular, e Enviar deve ser o nosso sonho e o nosso alvo dentro do discipulado. Devemos sonhar com as nossas células, com os nossos doze e com a conquista de multidões para Jesus.


Sim, há um custo em ser discípulo de Cristo. O custo de amar a Jesus acima de qualquer outra coisa, o custo de tomar a cruz e segui-lo, o custo de permitir que Cristo construa o seu caráter em nós, o custo de guerrear ao lado de Cristo contra forças das trevas e o custo de fazermos a diferença onde estivermos. Sim há um custo, mas há também uma recompensa. Jesus disse que aqueles que são capazes de abrir mão de qualquer relacionamento por amor a Ele receberão a multiplicação das bênçãos nessa terra e na era vindoura, a vida eterna (Marcos. 10:28-30). Por isso fique firme no discipulado de Jesus, pois depois de vencer a guerra virá a recompensa.